O grande roubo de 1 trilhão de dólares | Luis Antonio 13



Prev
Next
Amigos do Facebook
Rádio Transmissão
Vereador - Luis Antônio

Caros amigos,

Em poucos dias, os líderes mundiais vão decidir se tapam ou não um buraco de 1 trilhão de dólares anuais em evasão de impostos por parte de grandes empresas — dinheiro suficiente para acabar com a pobreza, colocar crianças na escola e duplicar o investimento em tecnologias verdes. Um acordo está quase fechado, mas a pressão do lobby contrário sobre Obama e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, é grande. Eles estão em cima do muro! Vamos pressioná-los para acabar com essa corrupção e este assalto aos nossos cofres:

Neste final de semana, os governos do mundo vão discutir sobre a possibilidade de tapar um buraco gigantesco de 1 trilhão de dólares anuais em evasão de impostos por grandes empresas. É dinheiro suficiente para acabar com a pobreza, colocar todas as crianças do mundo em escolas e duplicar os investimentos em tecnologias verdes! A maioria dos governos quer que as multinacionais poderosas paguem estes impostos, mas os EUA e o Canadá estão em cima do muro. Para conseguirmos um acordo, precisamos garantir que eles sintam a nossa pressão.

1 trilhão de dólares é mais do que todos os países do mundo gastam com forças armadas. É um valor maior que o orçamento de 176 nações. São 1.000 dólares para cada família que habita neste planeta. E, acreditem ou não, é a quantidade de dinheiro que as maiores empresas e as pessoas mais ricas do mundo sonegam anualmente.

Não há o que discutir! Para aumentar nossas finanças públicas em uma era de cortes dolorosos e dívidas, tudo o que precisamos fazer é garantir que todos paguem seus devidos impostos. Mas grandes empresas dos EUA estão fazendo um forte lobby para proteger suas práticas suspeitas. Uma enorme campanha pública vai ajudar a identificar e responsabilizar Obama e Harper, primeiro ministro canadense, que consideram se aliar com a corrupção ao invés de dar esse gigante passo para o avanço do planeta. Vamos unir 1 milhão de vozes — então a Avaaz entregará nosso apelo aos líderes de governo e à imprensa presente no local das negociações:

http://www.avaaz.org/po/g8_tax_havens_p/?bAxHkeb&v=25609

A Apple, uma das empresas mais ricas do mundo, pagou basicamente 0 de imposto, dos 78 bilhões de dólares que eles ganharam nos últimos anos, por meio da criação de empresas de fachada em países com uma carga de imposto leve e enviando os lucros para o exterior. Esse tipo de sonegação de impostos em escala global dá às firmas multinacionais uma grande vantagem sobre as empresas nacionais. Isso é ruim para a saúde do mercado econômico, para a democracia e para a estabilidade financeira mundial.

Mas, em questão de dias, os governos vão considerar um plano que poderá tornar mais difícil para empresas e indivíduos sonegarem impostos usando paraísos fiscais ou “abrigos fiscais”, onde a carga de impostos é mais baixa. O plano exigiria que países compartilhassem informações para expor onde o dinheiro está escondido e que as empresas “falsas” revelassem quem realmente está por trás delas. Se as negociações correrem bem nesta semana, o G8 pode chegar a um acordo sobre o tema até o final do mês.

Em tempos difíceis, quando governos de todas as partes do mundo estão cortando os gastos com prioridades sociais vitais, é bastante revoltante que os mais ricos tenham passe livre para não pagar os seus impostos. (Ainda mais quando os tempos difíceis foram causados por enormes repasses financeiros para resgatar os bancos, cujos donos são essas mesmas pessoas que sonegam impostos). Os governos finalmente estão levando a sério a opção de tapar esses buracos existentes em nossas finanças, mas os EUA e o Canadá estão caindo nas mãos dos poderosos lobistas do mundo dos negócios.

Uma petição pública com uma cobertura gigante da mídia vai ajudar a dar destaque aos países que estão bloqueando o acordo, e transformar isso em uma questão política para Obama e Harper. Um forte clamor de pessoas de todos os cantos do mundo em busca de melhores condições de vida em nosso planeta, ao invés da manutenção de brechas de corrupção, também vai ajudar estes líderes a consultar suas consciências e chegar ao bom senso. Não podemos deixar que os lobistas nos derrotem! Vamos chamar a atenção da opinião pública para essa decisão que pode mudar o rumo do nosso planeta:

http://www.avaaz.org/po/g8_tax_havens_p/?bAxHkeb&v=25609

Todas as semanas, nossa comunidade se esforça e, com frequência, obtém a vitória em muitas das lutas pelos direitos humanos, democracia, conservação do meio ambiente e muito mais. Mas algumas das decisões têm o poder de afetar milhares de causas de uma única só vez, muitas vezes impedindo que os problemas sequer cheguem a existir. 1 trilhão de dólares por ano em investimentos públicos faria uma diferença gigante nas vidas de crianças, vidas que podem ser salvas, a paz que pode ser construída, e ecossistemas que podem ser protegidos. E não para por aí! Por todas as lutas que podemos evitar, precisamos vencer esta.

Com esperança e determinação,

Alex, Jeremy, Christoph, Marie, Ian, David, Paul, Ricken e toda a equipe da Avaaz

PS – Muitas das campanhas da Avaaz foram iniciadas pelos membros de nossa comunidade! Inicie sua própria campanha sobre qualquer questão – local, nacional ou global – e obtenha a vitória: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=25479

MAIS INFORMAÇÕES:

Apple usou brechas para pagar menos imposto, afirma Senado dos EUA (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1282150-apple-usou-brechas-para-pagar-menos-imposto-afirma-senado-dos-eua.shtml

A vida secreta de cem grandes empresas nos paraísos fiscais (Opera Mundi)
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29010/a+vida+secreta+de+cem+grandes+empresas+nos+paraisos+fiscais.shtml

“Luta contra a evasão fiscal é a maneira mais fácil” de combater a austeridade (Público)
http://www.publico.pt/economia/noticia/a-luta-contra-a-evasao-fiscal-e-a-maneira-mais-facil-de-reunir-verbas-como-alternativa-a-austeridade-1595508

Começa a guerra contra a evasão fiscal das grandes empresas (The Independent)
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-premie-britanico-anuncia-sua-batalha-contra-a-sonegacao-das-grandes-empresas/

Cameron pede cooperação a líderes de paraísos fiscais (AFP)
http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2013/05/20/interna_internacional,390810/cameron-pede-cooperacao-a-lideres-de-paraisos-fiscais.shtml

Gastos com as forças armadas no mundo (em inglês) (Economist)
http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2013/04/daily-chart-9

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Quem sabe se não és a Colombina 23 de abril de 2019
    Arnaldo Amaral interpreta QUEM SABE SE NÃO ÉS A COLOMBINA de Pedro Caetano e Alcyr Pires Vermelho. Resgate de Luciano Hortencio. The post Quem sabe se não és a Colombina appeared first on GGN.
  • STJ age em “desconformidade com a ampla defesa”, dizem advogados de Lula 23 de abril de 2019
    STJ negou à defesa a informação de que haveria julgamento de recurso de Lula nesta terça (23). Duas horas depois, o tribunal comunicou a imprensa que haverá julgamento, inclusive com transmissão no Youtube The post STJ age em “desconformidade com a ampla defesa”, dizem advogados de Lula appeared first on GGN.
  • Juristas saem em defesa da autonomia do STF 23 de abril de 2019
    Objetivo é alertar para a tentativa de intimidações "que flertam de forma escancarada com o fascismo" The post Juristas saem em defesa da autonomia do STF appeared first on GGN.
  • O neoliberalismo seletivo de Bolsonaro, por Thiago Antônio de Oliveira Sá 23 de abril de 2019
    A sedução da barbárie redentora obscureceu a precarização da própria vida. Eleitores contra si mesmos. The post O neoliberalismo seletivo de Bolsonaro, por Thiago Antônio de Oliveira Sá appeared first on GGN.
  • Julgamento de Lula no STJ: polêmica inicial e o que está em jogo 23 de abril de 2019
    Caso o STJ reduza a pena de Lula para o mínimo previsto em lei, o ex-presidente pode migrar para o regime semiaberto The post Julgamento de Lula no STJ: polêmica inicial e o que está em jogo appeared first on GGN.
  • SitRep BolsoNazi – ABR/2017, por Arkx 23 de abril de 2019
    Enquanto a Ex-querda se debate em suas insuperáveis ilusões eleitorais e institucionais, para nosotros a questão é: como se destitui um poder? The post SitRep BolsoNazi – ABR/2017, por Arkx appeared first on GGN.
  • Justificativa da Reforma da Previdência: uma peça de ficção, por Calino Pacheco Filho 23 de abril de 2019
    É uma falácia afirmar que com a Reforma da Previdência sobraria dinheiro para a Saúde, pois esta sofreu um congelamento em seus gastos por 20 anos. The post Justificativa da Reforma da Previdência: uma peça de ficção, por Calino Pacheco Filho appeared first on GGN.
  • Gleisi quer Banco Central cuidando de empregos; assista ao vídeo 23 de abril de 2019
    A deputada Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, apresentou nesta segunda-feira (22) um projeto que confere duplo mandato para o Banco Central: cuidar da inflação e do emprego. “O Banco Central não precisa de autonomia. Precisa de duplo mandato: cuidar … Continue lendo →
  • STJ confirma julgamento de recurso de Lula nesta terça 22 de abril de 2019
    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) poderá soltar o ex-presidente Lula nesta terça-feira (23). A corte superior confirmou hoje à noite que a pauta será apreciada amanhã pela Quinta Turma. LEIA TAMBÉM Dono quer vender o sítio de Atibaia, mas … Continue lendo →
  • Agora Bolsonaro diz que Olavo de Carvalho “não contribui com o governo” 22 de abril de 2019
    Depois de ter compartilhado um vídeo com declarações agressivas de Olavo de Carvalho contra os militares e os políticos do PSL, o presidente Bolsonaro resolveu criticar seu guru. Teve até nota oficial. LEIA TAMBÉM: Assista ao vídeo postado por Bolsonaro … Continue lendo →
  • Dono quer vender o sítio de Atibaia, mas não é o Lula 22 de abril de 2019
    O empresário Fernando Bittar, dono do sítio de Atibaia (SP) que rendeu uma condenação a Lula, quer vender o imóvel. LEIA TAMBÉM: Em depoimento, Lula rebate ponto a ponto as acusações falsas do MPF sobre sítio de Atibaia Em petição … Continue lendo →
  • VÍDEO: “Vem trabalhar com a gente dois dias aqui na roça, Bolsonaro”, desafia trabalhadora rural 23 de abril de 2019
    "Vem trabalhar com a gente dois dias aqui na roça, Bolsonaro" – Terezinha, trabalhadora rural, de MG, sem vida fácil, e sem aposentoria aos 33 anos. Mas o difícil mesmo é ser patrão 😎 no Brasil. pic.twitter.com/zOudK3maK4 — Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) April 22, 2019
  • Mulheres assinam mais de 70% dos artigos científicos publicados pelo Brasil 23 de abril de 2019
    Publicado originalmente na Agência Brasil O Brasil é o país íbero-americano com a maior porcentagem de artigos científicos assinados por mulheres seja como autora principal ou como co-autora, de acordo com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Entre 2014 e 2017, o Brasil publicou cerca de 53,3 mil artigos, dos quais 72% são assinados por […]
  • Governo em autocombustão. Por Helena Chagas 23 de abril de 2019
    Publicado originalmente no site Os Divergentes POR HELENA CHAGAS O que é o delegado Waldir? Tecnicamente, é o líder da supostamente poderosa bancada do PSL, partido do presidente, na Câmara. Ou seja, uma espécie de líder do governo, no mínimo um homem de confiança do Planalto. Amanheceu hoje dando entrevistas no rádio para repetir o […]