MOBILIZA – 1º DE OUTUBRO – DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA | Luis Antonio 13
Amigos do Facebook
Rádio Transmissão
Vereador - Luis Antônio
Acontecendo


Comemora-se no dia 1º de outubro, o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Nesta oportunidade, cabe uma reflexão de todos, sobre o processo de envelhecimento da população brasileira. Como estão vivendo as pessoas idosas de hoje e como viverão as pessoas idosas de amanhã?

 luiss

O envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento. O aumento da longevidade é uma das maiores conquistas da humanidade. As pessoas vivem mais em razão de melhorias na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços da medicina, nos cuidados com a saúde, no ensino e no bem-estar econômico. Mas, a população em envelhecimento também apresenta desafios sociais, econômicos e culturais para indivíduos, famílias, sociedades e para a comunidade global.

Um levantamento do Pew Research Center, dos Estados Unidos, com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que, em 2050, o Brasil terá 22,5% de idosos. Estará, portanto, no nível em que se encontram Japão, Alemanha e Itália atualmente. O mais importante, porém, é a velocidade da transição brasileira. Entre os outros países, poucos vão mudar tão radicalmente.

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas afirmou no seminário internacional sobre Bom Trato à Pessoa Idosa que nos próximos 15 ou 20 anos a curva demográfica do Brasil se inverterá. “Teremos mais idosos do que jovens. Isso significa que temos que construir políticas públicas que terão impacto positivo na qualidade de vida da população idosa”, disse.

Atualmente, no mundo, existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos, constituindo 11,5% da População global. Em 2050, há possibilidade de alcançar dois bilhões de pessoas, ou cerca 22,5% da população mundial. Os recém-nascidos terão a expectativa de viver até os 83 anos nas regiões desenvolvidas e 74 anos naquelas em desenvolvimento.

Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050. Amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por demógrafos.

 julio

Tenho certeza que você já viu uma plaquinha no ônibus reservando alguns assentos para pessoas idosas. Já reparou nisso? Isso acontece para facilitar a vida das pessoas mais velhas.

Assim, o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, presta homenagens e conscientiza a população sobre sua valorização, atenta para a necessidade de formular e concretizar estratégias, políticas e práticas em todos os setores e reivindica a plena realização dos direitos para que a pessoa idosa possa viver com segurança e dignidade, participando da vida econômica, política e social do país.

Uma campanha esta acontecendo no Estado, através da Secretaria de Defesa e Proteção Social, no sentido de valorizar, sensibilizar e conscientizar a população sobre as Pessoas Idosas. O objetivo é que através do gesto de escrever em uma folha de papel a frase “RESPEITE A PESSOA IDOSA”, e tirar uma foto com essa frase, e postar no seu facebook com a hashtag #idosotocantins, as pessoas se sensibilizem que devemos dar mais valor, mais carinho, mais importância, e nunca maltratar uma Pessoa Idosa. E com esse gesto também diminui os casos de violência e levanta questões sobre o envelhecimento. Veja mais no www.facebook.com.br/idosotocantins. Vamos Aderir ao MOBILIZA! Faça ai no seu facebook esse gesto.

cleber1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>