MOBILIZA – 1º DE OUTUBRO – DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA | Luis Antonio 13
Amigos do Facebook
Rádio Transmissão
Vereador - Luis Antônio

Comemora-se no dia 1º de outubro, o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Nesta oportunidade, cabe uma reflexão de todos, sobre o processo de envelhecimento da população brasileira. Como estão vivendo as pessoas idosas de hoje e como viverão as pessoas idosas de amanhã?

 luiss

O envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento. O aumento da longevidade é uma das maiores conquistas da humanidade. As pessoas vivem mais em razão de melhorias na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços da medicina, nos cuidados com a saúde, no ensino e no bem-estar econômico. Mas, a população em envelhecimento também apresenta desafios sociais, econômicos e culturais para indivíduos, famílias, sociedades e para a comunidade global.

Um levantamento do Pew Research Center, dos Estados Unidos, com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que, em 2050, o Brasil terá 22,5% de idosos. Estará, portanto, no nível em que se encontram Japão, Alemanha e Itália atualmente. O mais importante, porém, é a velocidade da transição brasileira. Entre os outros países, poucos vão mudar tão radicalmente.

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas afirmou no seminário internacional sobre Bom Trato à Pessoa Idosa que nos próximos 15 ou 20 anos a curva demográfica do Brasil se inverterá. “Teremos mais idosos do que jovens. Isso significa que temos que construir políticas públicas que terão impacto positivo na qualidade de vida da população idosa”, disse.

Atualmente, no mundo, existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos, constituindo 11,5% da População global. Em 2050, há possibilidade de alcançar dois bilhões de pessoas, ou cerca 22,5% da população mundial. Os recém-nascidos terão a expectativa de viver até os 83 anos nas regiões desenvolvidas e 74 anos naquelas em desenvolvimento.

Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050. Amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por demógrafos.

 julio

Tenho certeza que você já viu uma plaquinha no ônibus reservando alguns assentos para pessoas idosas. Já reparou nisso? Isso acontece para facilitar a vida das pessoas mais velhas.

Assim, o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, presta homenagens e conscientiza a população sobre sua valorização, atenta para a necessidade de formular e concretizar estratégias, políticas e práticas em todos os setores e reivindica a plena realização dos direitos para que a pessoa idosa possa viver com segurança e dignidade, participando da vida econômica, política e social do país.

Uma campanha esta acontecendo no Estado, através da Secretaria de Defesa e Proteção Social, no sentido de valorizar, sensibilizar e conscientizar a população sobre as Pessoas Idosas. O objetivo é que através do gesto de escrever em uma folha de papel a frase “RESPEITE A PESSOA IDOSA”, e tirar uma foto com essa frase, e postar no seu facebook com a hashtag #idosotocantins, as pessoas se sensibilizem que devemos dar mais valor, mais carinho, mais importância, e nunca maltratar uma Pessoa Idosa. E com esse gesto também diminui os casos de violência e levanta questões sobre o envelhecimento. Veja mais no www.facebook.com.br/idosotocantins. Vamos Aderir ao MOBILIZA! Faça ai no seu facebook esse gesto.

cleber1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Fora de Pauta 26 de março de 2019
    O espaço para os temas livres e variados. The post Fora de Pauta appeared first on GGN.
  • Multimídia do dia 26 de março de 2019
    As imagens e os vídeos selecionados. The post Multimídia do dia appeared first on GGN.
  • Clipping do dia 26 de março de 2019
    As matérias para serem lidas e comentadas. The post Clipping do dia appeared first on GGN.
  • Agência Xeque: as armações da Lava Jato Rio com o depósito à vista de R$ 20 milhões 26 de março de 2019
    A Lava Jato Rio, com o juiz Marcelo Bretas, conseguiu emplacar na mídia mas uma de suas versões fantasiosas, com a história de que foi tentado um depósito de R$ 20 milhões em dinheiro vivo na conta da Ageplan, do tesoureiro do esquema Temer. A informação foi atribuída ao COAF (Conselho de Controle de Atividades […]
  • Juan Arias: Bíblia não é leitura para crianças nas escolas 25 de março de 2019
    Governo Bolsonaro parece querer usar as escrituras para transformar escolas em "centros de lavagem cerebral", diz colunista do El Pais The post Juan Arias: Bíblia não é leitura para crianças nas escolas appeared first on GGN.
  • Paulo Guedes, a versão PhD de Jair Bolsonaro, por Luis Nassif 25 de março de 2019
    Quem aposta que o centro de racionalidade do governo Bolsonaro é o Ministério da Economia, desista. A única vantagem do Ministro Paulo Guedes sobre o chefe Bolsonaro é não tuitar. E seu nível de piração ser da mesma intensidade que a do chefe maior, porém mais sofisticado. Foi o que constataram seis aturdidos presidentes de […]
  • É oficial: Bolsonaro determina que militares comemorem 55 anos do golpe de 1964 25 de março de 2019
    Presidente pediu que as Forças Armadas emitam uma nota comemorativa no dia 31 de março, quando o golpe de 1964 completa 55 anos The post É oficial: Bolsonaro determina que militares comemorem 55 anos do golpe de 1964 appeared first on GGN.
  • Defesa de Lula teme julgamento no STJ sem citação prévia 26 de março de 2019
    A defesa do ex-presidente Lula teme não ser citada previamente, como diz a lei, antes do julgamento do recurso do tríplex no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A previsão é que a corte examine nesta terça-feira (26) o recurso do … Continue lendo →
  • Líder do PT na Câmara prevê rejeição da ‘reforma’ da Previdência e desintegração do governo Bolsonaro 25 de março de 2019
    O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS), criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (25), pela sucessão de ataques aos direitos da população brasileira em menos de três meses no Palácio do Planalto. Ele também acredita na rejeição … Continue lendo →
  • MEC: Secretária de Educação Básica pede demissão e Vélez derrete 25 de março de 2019
    A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Tania Leme de Almeida, pediu demissão nesta segunda-feira (25). O fato ocorre após ela não ter sido consultada sobre suspender as avaliações de alfabetização, medida anunciada hoje pelo governo Bolsonaro. Tania … Continue lendo →
  • Temer deixa a prisão no Rio 25 de março de 2019
    O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) deixou hoje (25), às 18h42, a sede da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde estava preso desde a última quinta-feira (21). LEIA TAMBÉM: Decisão que soltou Temer desqualifica a lava … Continue lendo →